.

Livro de prefácios
e comentários

 

Wanderlino Arruda

2014


Prefácio

A notícia bibliográfica da literatura montes-clarense, nos  últimos tempos, tem catalogado centenas de livros e de outras produções literárias. Embora não sendo a mais completa, ela é considerável pela qualidade e pela quantidade de obras que traz a lume. Assim, nessa dinâmica da intelectualidade norte-mineira, destacamos com muita alegria a participação do ilustre escritor, o doutor Wanderlino Arruda, que já reúne mais de uma dezena de bons livros, disseminando conhecimento e prazer, para todos que gostam de uma boa literatura. Desta vez, o autor nos dá a conhecer uma obra que enaltece, com pleno mérito, o mundo literário de Montes Claros e região. Trata-se do substancioso livro “Prefácios e Comentários”, onde o seu espírito de mestre avulta no campo da crítica literária e, também, na consideração artística das palavras para definir as obras mais significativas que fazem parte de um universo privilegiado de escritores e pensadores.

Nota-se que este novo livro, do eminente confrade das letras Wanderlino Arruda, apresenta-nos uma versada coletânea de crônicas e artigos escritos no últimos tempos, revelando todo o apogeu de sua criatividade intelectual. É um registro, com valimento intensivo, da sequência contínua de ações escritas e dos conceitos profundos no campo da Semântica e da Literatura. Prefaciando obras e escrevendo magistralmente sobre temas ligados à região, o nosso mestre da Academia Montes-clarense de Letras mais uma vez nos oferece uma excelente oportunidade de viver e conviver com o burilar das palavras. É ao mesmo tempo o universo da fantasia e das realidades.

O fato de a escrita de Prefácios e Comentários conter, na sua maior parte, análise literária e linguística, isso não significa que a sua literatura tornar-se-á técnica ou até mesmo, técnica ou até mesmo, científica. Muito pelo contrário, o leitor certamente irá se deliciar muito das colocações inteligentes do autor sobre as sinopses e os comentários das obras literárias prefaciadas. O esmero é uma características dos que cultuam as letras; é uma atitude dos que as elaboram em textos; é uma paixão dos que desejam adquirir conhecimentos.  O sédulo escritor Wanderlino Arruda, na sua impaciência de doutrinar, faz como que os seus leitores argutos o admirem pela linguagem escrita e, outrossim, pela linguagem falada. São seus textos e os seu pronunciamentos as sementes lançadas, em formas de palavras bem-querentes, na esperança de sua fertilização, para criar e forma um novo tempo.

O trabalho literário do emérito acadêmico Wanderlino Arruda não tem limites. Hoje, os seus livros já ultrapassam fronteiras. Em vários lugares do planeta muitos deles enriquecem bibliotecas públicas e particulares, quer seja na língua pátria, quer ser no espanhol ou no inglês. É correto dizer que as usas obras encantam meio-mundo literário “não só como guardiã e cultora da perfeição estética, mas, sobretudo, como polo difusos cultural”. Não será surpreendente de alguém disser, alhures, que o autor Wanderlino Arruda escreveu uma bela e proveitosa obra. Verdade verdadeira!

Dário Teixeira Cotrim
Academia Montesclarense de Letras
Institutos Históricos e Geográficas de Minas Gerais e de Montes Claros